Tu página de

Justin
Timberlake

en español

Galería, Noticias

Justin Timberlake en la portada de GQ Brasil por «Fresh Leaves»

«Ser pai me tornou humilde», diz Justin Timberlake

Passaram-se quatro anos, mas Justin Timberlake voltou exatamente para onde o público da AccorHotels Arena queria. No palco entra por último, depois de todos os integrantes da sua banda, a Tennessee Kids. Ele veste uma calça, um par de Air Jordans e um blusão do Paris Saint-Germain. Levanta uma mão e anuncia: «Haters gonna say it’s fake!». Lá embaixo, na plateia, as pessoas gritam. Lá em cima, no mezanino, as pessoas gritam.

Enquanto os integrantes da Tennessee Kids ocupam seus lugares, Timberlake começa um passo de dança, balançando-se dos tênis até os cabelos curtíssimos. E todos recomeçam a gritar. Esta noite vamos gritar muito. E não era por menos: a frase dita era o primeiro verso de Filthy, mas o seu significado vai além da música. Existe um público que não gosta de Timberlake, um público de haters. Este é seu primeiro show na Europa desde agosto de 2014 e a nova data da turnê Man of the Woods, na última hora, foi adiada em duas semanas. Em 2018, será que Justin Timberlake ainda é um superstar de verdade?

Ainda estamos em Paris… Mais precisamente em um casarão no bairro de Montmartre. Bebemos alguns drinks e estudamos as 20 peças de roupas penduradas em uma parede. Trata-se de Fresh Leaves, a nova linha criada por Timberlake em colaboração com a Levi’s. A empresa que vestiu o sonho americano desde os tempos da corrida do ouro até Woodstock e os dias atuais se voltou totalmente a esse americano para continuar com sua tradição.

Observamos as peças perfeitamente reconhecíveis e com alguns elementos novos e intrigantes. Parecem sempre com alguma coisa que você provavelmente já tenha no armário, mas são diferentes o suficiente para que você as deseje. Nesse caso, trata-se de uma camisa longa, com estampa xadrez preta e vermelha, de capuz, e de uma jaqueta esportiva, também com capuz. É a primeira vez que a Levi’s, em 50 anos de história, ousa acrescentar um capuz a uma de suas peças icônicas. Há também uma jaqueta forrada e até um novo corte do 501, o modelo que criou o mito.

Karyn Hillman, diretora da produção da Levi’s que trabalhou com Timberlake no desenvolvimento da linha Fresh Leaves no Eureka Innovation Lab da Levi’s, em São Francisco, nos Estados Unidos, defende que o novo corte foi desenvolvido justamente para permitir que o cantor e compositor pudesse se dedicar a duas de suas paixões: dançar e mostrar a sua coleção de Air Jordans. Justo na cintura e nas costas, o novo 501 vai gradualmente se estreitando até o tornozelo. Juntamente ao xadrez buffalo check e o jeans desbotado azul e preto que distinguem a linha, o tema mais forte comum a esses itens é a camuflagem verde, que aparece em jaquetas e jeans.

A pergunta é: por que ele não veste peças Fresh Leaves em seu show? Até chegar no jeans demora uma hora: depois de uma vigorosa interpretação de Drink you Away, Timberlake se troca rapidamente, veste seus 501 e caminha pelo palco. De repente, uma fogueira se acende. Ele pega um violão e se joga em um dos sucessos do último álbum, Flannel, exatamente como a camisa que veste. A letra da música fala de pais e filhos, de amor, de perda. Depois, começam os covers: Come Together, dos Beatles; Ex-Factor, de Lauryn Hill; Dreams, de Fleetwood Mac e Thank God I’m a Country Boy, do John Denver. Assim como a letra de Flannel e como a fogueira, essas canções também fazem referência à sua infância.

Criado no interior próximo a Memphis, no Tennessee, Justin Timberlake não vem de família rica. Foi seu talento — herdado do avô, amante de música country — que o levou para os coros de igreja e, mais tarde, aos shows de talento que o conduziriam à fama. «Tenho certeza de que vocês compartilham da mesma opinião, mas, para mim, desde quando eu era pequeno e ainda morava em uma cidadezinha no Tennessee, a Levi’s era um verdadeiro fenômeno. Já maior, nos anos de 1980 e viajando como cantor na década seguinte percebi que muitas das coisas que te influenciam como jovem, influenciam pessoas da mesma idade ao redor de todo o mundo. Essa coleção conta quem sou eu enquanto artista e enquanto pessoa. Ela fala das coisas que amo. É uma espécie de retomada mundial das minhas origens».

Muitas peças da nova coleção afincam, entretanto, suas raízes no passado. As camisas, sobretudo as de flanela com capuz, querem fazer referência à hereditariedade que se torna vida nova. Exatamente como na letra da música. E o nome Fresh Leaves, o que representa? «Muitas coisas. É preciso pensar no que significam as folhas. Em termos bíblicos, elas são um símbolo de prosperidade, mas remetem também à mudança».

Enquanto a AccorHotels Arena é tomada pelas notas de Rock Your Body, percebo uma linda mulher que dança em meio a um grupo de pessoas: é Jessica Biel. Ela e Timberlake são casados desde 2012 e há três anos tiveram seu primeiro filho, Silas. A ausência de shows do cantor nos últimos quatro anos coincidiu com a paternidade, mas nesta turnê a família o acompanha. A plateia cheia e a dança de Jessica Biel representam o máximo que pude me aproximar da atual vida de Justin Timberlake. Para saber mais sobre ele, leiam seus textos, espiem sua coleção de roupas e recolham os poucos fragmentos de informação que ele deliberadamente deixa passar.

Além da nova turnê e da coleção, ele publicou o livro HINDSIGHT & All the Things I Can’t See in Front of Me pela editora HarperCollins, no qual promete dividir muito de si. Eu lhe pergunto se a combinação entre o álbum Man of the Woods, a coleção de moda Fresh Leaves e o livro sejam uma espécie de autobiografia multimidiática: um autorretrato e uma forma de explorar a masculinidade, a música, a tradição, a paternidade. Depois de uma pausa que transparece uma reflexão profunda, Justin Timberlake responde: «Enquanto escrevia o livro e as músicas para o álbum, estava pensando em todas essas coisas. Aquilo que você vê e sente é o reflexo de todas as experiências que compõem a minha vida. Momentos que a mudaram totalmente, como casar com a Jessica e tornar-me pai do Silas. Ou ainda lembranças de quando eu era uma criança que brincava com os amigos nos bosques da periferia de Memphis. Além disso, tem a música que sempre me acompanhou na vida».

E a paternidade, a amizade? «Ser pai, pai de menino, me tornou humilde. Quando você é filho único, não precisa dividir nada. E estar sempre no palco, desde que era muito jovem, fez com que eu virasse um perfeccionista. Agora, criar Silas me lembra de desacelerar e de prestar atenção também aos detalhes. Eu sei que cometerei erros. É um alívio poder liberar um pouco essa parte de mim».

As suas palavras contêm indícios da corrente emocional que conta sua história. Haters gonna say it’s fake [haters vão dizer que é tudo fingido], mas Timberlake é um artista que se tornou hábil em gerenciar a fama e a delimitar o espaço da sua vida pessoal. É impressionante, em um mundo no qual as redes sociais dão a impressão de que todos são livros abertos, conseguir manter uma parte desconhecida de si.

Na Accor, entretanto, o show atingiu seu ápice. Justin Timberlake está no topo. Enquanto começa Can’t Stop the Feeling, nós dançamos como se fossemos crianças que ouvem sua canção preferida. Jessica Biel se move de maneira única e, no palco, Timberlake dança com a mesma elasticidade de quando tinha 18 anos. Depois de quatro anos longe dos palcos, ele retomou seu lugar — nos seus próprios termos — e nunca esteve tão bem na vida.

Relacionado Más noticias

Comentarios Di lo que piensas

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

  • Puedes utilizar estas etiquetas para dar formato a tu comentario: <b> <cite> <code> <i> <strike>
  • La dirección de correo electrónico es necesaria pero no se publicará
  • ¡No seas malo!
Conversación con 1 comentario...

Timberbot

¡Hola! ¿Qué te ha parecido esta noticia?

Anuncios Actualizaciones del sitio y otros anuncios

Buscamos editores y editoras para la página web; te centrarías en la traducción de artículos y entrevistas en inglés relacionadas con cualquier aspecto de actualidad que gire en torno a Justin Timberlake: música, cine, deportes, moda, eventos, etcétera.

Si quieres formar parte del equipo de publicación de la web, tienes un nivel medio-alto de inglés y suficiente disponibilidad: contacta con nosotros.

¡Únete al equipo!